terça-feira, 29 de abril de 2008

Não premie o mau comportamento do seu filho

Ao tentar fazer com que seu filho pare de ter certos comportamentos (fazer birra, chorar, gritar, ficar agressivo...), preste muita atenção ao tipo de atitude que você vai tomar. É muito comum que os adultos façam “agrados” como uma tentativa de fazer as crianças pararem com aquele comportamento inadequado, como dar um doce, um brinquedo novo ou mesmo dar mais atenção e carinho.

O que há de errado neste tipo de “solução”? Se você dá a uma criança algo de seu interesse depois que ela tem um mau comportamento, o que ela vai acabar aprendendo? Que fazer birra, manha, chorar e gritar é vantajoso para ela, pois em seguida ela ganhará algo que ela considera bom. Se além disso a criança não recebe o devido reconhecimento quando se comporta bem, a criança concluirá que comportar-se mal é que “compensa”.

Portanto, procure sempre adotar uma postura inversa em relação ao seu filho, premiando o que ele faz de bom e não de inadequado. Comece a prestar atenção também nas suas reações quando ele se comporta bem – se você nada lhe diz ou faz, passando-lhe provavelmente a impressão de que não se importou com isso, está na hora então de você começar a lhe dar um bom motivo para isso, como elogios, gestos e palavras carinhosas ou um momento fazendo juntos alguma coisa que ele gosta.

Nenhum comentário: